....

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Outra Opção.



Quando recebi a atualização de meu editor de texto para a versão doze ponto alguma coisa, foi um susto. Não tinham apenas aumentando as possibilidades de fontes, melhorado o design, ajeitado alguma funcionalidade extra: tinham trocado tudo de lugar.

O que fizeram com o Word? Cadê o copiar-colar? Cadê? Onde é que se insere imagem? Onde conto as palavras?

Não alcançava somente através dos menus, costumava ir através dos ícones nas barras de ferramentas. Agora estalavam quadrados gigantes em abas no cabeçalho.

Estranhei muito. Reclamava constantemente, amaldiçoava junto com Rodrigo, meu amigo arquiteto. Lá pelas tantas, ele vira para mim:

- Estamos iguais aqueles velhos xaropões que não aceitam o novo.

Ui. Santo remédio. Amargo, mas valeu. Na hora mudei de atitude e me abri em relação ao produto. Há muito nos tornamos íntimos e o mal estar se foi.

Desde lá, não me nego, não me encolho, não me desinteresso antes de conhecer. Já fazia isso, é verdade, mas ficou diferente: antes, eu jurava que nunca ia acontecer comigo! Acreditava que a coisa de velhice que quer repetir o passado era para os outros, não para mim.

Desse cavalo vale a pena cair.

Diante de iPads e leitores digitais, vejo muitos amigos reagindo como eu fiz com o software anos atrás: é ruim, é feio é chato, não me acostumo. Ora, primeiro você precisa se abrir e tentar de verdade, não essa espiada de meia tigela ao instrumento.

Tem muitas vantages, é suave, rápido, tem mais de uma função e mantém o usuário atualizado, traz a discoteca junto, o email, as fotos.

Não tem o cheirinho das páginas, mas ninguém vai obrigá-lo a largar o livro de papel para sempre, não é assim: eles podem existir juntos na sua vida. É um amor a mais.

Se a sua biblioteca pegasse fogo como a de Alexandria, tudo estaria perdido. Se o seu iPad afundar no mar, você tem seus dados digitais esperando para descer em uma unidade novinha em folha. Quem sabe o que seria do pensamento moderno de tivéssemos backups de Parmênides, Sócrates e Platão?

Confessa, vai? Você sabe que se retrair à modernidade é simplesmente não querer que o tempo passe. No fundo, é medinho de envelhecer. Rechaçar o novo é o mesmo que dizer que não aceita ficar para trás, que os valores não mudaram.

Deixa de ser rabugento. Envelhecer é ruim, mas é bom. A outra opção é morrer.

Assista essa crônica Falada
Crônica de @cinthyaverri exibida em 06.01.2011
Crônica Falada é um quadro do programa Camarote TVCOM
(segunda a sexta, 18h30, na TVCOM - Canal 36 UHF/NET).
 Apresentação @katiasuman

7 comentários:

  1. Muito bom! Sou fã das tuas crônicas faladas. Uma pena que com esse novo horário ABSURDO do programa fica bem difícil conseguir acompanhar.
    Parabéns, abraços :)
    Renata Rubim

    ResponderExcluir
  2. não troco meus livros rabiscados por nada, mas em breve acrescentarei um i-Pad na estante para fazer companhia eles :)
    Beijo, Ale

    ResponderExcluir
  3. Lindaa!!! Primeira vez que eu li E assisti à crônica... tão legal!!! bjoss
    Ps: lembra do mirc?! hehe

    ResponderExcluir
  4. Ótima crônica! Às vezes as novidades tecnológicas são mesmo difíceis de engolir, mas tempos depois não tem jeito, elas nos vencem e não conseguimos viver mais sem. E o velho??? Ele tbm pode continar, há espaço ara todos! rs

    Bjo, linda!

    ResponderExcluir
  5. Quanto a mim, não é que não goste do novo. É que as vezes acomodo-me com o velho. Sabe como é. O melhor tênis é aquele mais velho, que já pegou o "formato" do pé... Vai entender...

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos, "passeando" pela net, me deparei com este blog, naveguei um pouco lendo algumas matérias, achei interessante e, digamos, de utilidade pública, porque tem assuntos de interesse de uma grande maioria da sociedade, estou me inscrevendo para receber novas notícias e artigos pelo email, e aproveitando a oportunidade faço-lhes um convite para que entrem nos meus blogs: http://ramosdodireito.blogspot.com neste blog estou postando artigos de direito e; http://coutoviana.blogspot.com, neste estou disponibilizando o Código de Processo Penal, onde estou postando um artigo por dia, comentando-o, os artigos estão sendo postado como: O PROCESSO PENAL NO CAMPO DAS NULIDADES", além disso, poderemos discutir assuntos de seu interesse e de interesse geral.

    Às mulheres em geral formulo o convite para visitarem o blog destinado principalmente a vocês, independentemente da profissão que exerçam, assim não deixem de clicar em http://produtinhosnocabelo.blogspot.com tenho certeza de que encontrarão sempre algo novo que as deixarão ainda mais bonitas... por fora, porque por dentro já o são.

    Colocamos também no ar um blog destinado às pessoas e empresas que tem problemas com restrição ao crédito, onde tentaremos ajudar aconselhando e mostrando o melhor caminho para resolver o problema, deixando um canal de comunicação diário onde o seguidor do blog: http://reabiliteocredito.blogspot.com, poderá expor o seu problema que em seguida daremos a resposta.

    Aproveito para desejar a todos um FELIZ ANO DE 2011

    ResponderExcluir
  7. O medo de envelhecer... Pois é, 'vc matou a charada...'

    Gostei muito da crônica. Teu blog inteirinho é admirável.

    Parabéns...!

    ResponderExcluir