....

quinta-feira, 18 de março de 2010

Deixando de lado a rejeição - Crônica Falada no Camarote TVCOM [17.03.2010]



Postos de lado, confiamos que somos o responsável pelo desprezo. Causamos o desinteresse e recebemos o castigo.

Noventa por cento das vezes estamos errados.

Eu insistia em pensar em como era pouco atraente. Como quase todo mundo.

Quando o namorado preferia assistir futebol, fazia questão de competir com o lazer. Deduzia que ele, em algum lance, iria me preferir. Torcia para que deixasse de torcer. Eu seria melhor do que seu time de coração. Aproveitava amistosos para atacar e inventava jantares-surpresa, comprava lingerie, sob alegação de que não era Libertadores ou Campeonato Brasileiro.

Nem me olhava. Eu me sentia renegada, estabelecia escolhas a todo momento, provas de que se me amava ou não. Armava ciladas.

Jurava, de pés juntos e mãos atadas, que ele não me queria. Não entendia que somente desejava desfrutar das tabelas do seu clube.

A rejeição é inventada. Isso é que eu estou dizendo. O rejeitador não está optando, só a gente.

Quando não somos eleitos em uma entrevista de emprego, revisamos o diálogo atrás do instante exato em que cometemos o erro fatal.

Quando alguém deixa de amar, o ofendido sofre na edição das imagens da relação, incansável na procura da atitude que devia ter sido mudada.

Somos o centro das atenções da mãe quando nascemos e aos poucos o cuidado muda para se tornar companhia. É um processo árduo aceitar que a mãe também goste do trabalho e ame outras pessoas como um irmão ou até mesmo o pai. Queremos saber como voltar a ser o magneto do olhar dela. Podemos nos sentir fracassados diante da evolução natural das coisas.

Tive o estalo quando um amigo que julgava magoado com algo que eu falei, e que não me procurava há tempos, encontrou-me na rua e correu para um abraço. Descreveu como sua carreira estava atribulada com o mestrado, que tinha viajado, que estava namorando, enfim: vivendo intensamente. Contei que me sentia culpada pelo seu afastamento, desde aquele dia em que falei aquilo. O amigo riu muito - nem lembrava!

Uma a cada dez vezes somos o motivo da rejeição. Nos nove momentos restantes, outras coisas foram mais interessantes que nós. Não é pessoal, sequer entramos na escolha. Houve na verdade, uma alteração de foco.

Sabemos disso, basta pensar em si mesmo e em como nossa atenção flutua entre os desejos. Mas preferimos sofrer e nos agarrar ao equívoco. Para um naufrágo, um pedaço de tábua ainda é o barco.

Isso se dá porque queremos ser a espinha dorsal da repulsa, optamos por acreditar que causamos o abandono, o desleixo, o desgaste. Claro que sabemos que isso é impossível, mas estamos falando sobre impulsos, uma espécie de mania secreta, uma esperança pequena e escondida de voltarmos ao spotlight contínuo, onde todas as atenções estarão vibrando conosco.

Não há nenhum problema que pensemos assim, apenas sofremos muito com a aritmética do impossível.A conta nunca termina.

O segredo é invertermos a lógica: a cada rejeição, penso que não sou o pivô. Erro menos. E melhor: deixa de ser problema meu, mesmo que o problema exista.

Confira a Crônica Falada que foi ao ar no Programa Camarote, 17.03.2010





[Henry Selick's Coraline trailler]

Nenhum comentário:

Postar um comentário