....

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar.



Uma antiga cultura centro-americana teria previsto que o mundo acabaria em um violento apocalipse no dia 21 de dezembro de 2012. Os Maias criaram um elaborado calendário astronômico que termina abruptamente nesta data. É também quando acontece o equinócio de inverno, mas além disso coincide com um raro alinhamento galáctico que só ocorre uma vez em cada 26.000 anos. O que os Maias acreditavam que aconteceria neste dia?

No céu veremos fogo, com um grande rastro de centelhas. Após grandes sofrimentos para a humanidade, outros ainda maiores virão. O fogo vem do céu. Os oceanos invadem as praias e avançam. De nada servirá a tecnologia. Será a extinção em 2012.

Se for assim, restam, hoje, em torno de 960 dias de vida.

Talvez uma tempestade solar, meteoros, ondas gigantes, apocalipse do petróleo, a explosão da guerra climática, nuclear ou biológica. Os terrores constrangem a imaginação. Somos altamente aniquiláveis.

A descrição do encerramento dos tempos está nas profecias de Nostradamus, em mensagens secretas quando o disco dos Beatles é tocado ao reverso, em anúncios de apóstolos de cristo encarnados em médiuns e na Bíblia há quase dois mil anos.

Quereríamos saber qual dos estrondos será o eleito, assim estaremos melhor preparados.

Eu desligo a torneira enquanto escovo os dentes pelo medo de me arrepender mais tarde: tenho pavor de um dia querer trocar o sangue por um copo da água potável que atualmente desperdiço no vaso sanitário; de precisar oferecer qualquer bem valioso por um banho de dois minutos. Teorizo ao assistir a água fria caindo pelo ralo enquanto o chuveiro não esquenta. E me apavoro ao pensar que uso gás derivado de petróleo para isso!

Fazer o quê? Essa é a minha geração, talvez as próximas já desfrutem de sistemas confortáveis e ecologicamente corretos. Por enquanto durmo fofa, de banho tomado, na cama cheirosa de lençóis lavados na máquina.

Eu uso a aposta de Pascal adaptada à tese de fim de mundo: experimento uma vida plena, cada momento beirando a morte. Lidarei com o arrependimento mais tarde. Se sobrar tempo.

Mas essa sou eu. Outros preparam kits de sobrevivência caprichosos, sondam toda possibilidade de necessidade após o fim: lanternas de dínamo, pastilhas purificadoras de água, vara+molinete+anzois+boia+linha de pesca, fósforos e isqueiros, toalhas embaladas a vácuo, lona impermeável, barraca, estilingue, talheres, abridores, facas maiores e uma mochila para carregar tudo. Tem gente vendendo o conjunto no mercado livre, assim já arremata uns trocados antes do sistema capitalista ruir.

Alguns armazenam comida não perecível, escavam bunkers, treinam técnicas de sobrevivência na selva. Tudo para quando o caos chegar.

E o caos ainda vai chegar? Achei que já estava instalado desde sempre. De qualquer modo, imprimi a lista e fui conferir: não sabia, mas tinha os itens para sobrevivência no porão. Estou a salvo.


Confira a Crônica Falada exibida no Camarote TVCOM dia 28.04.2010. Apresentação Katia Suman (@katiasuman). Presença dos Móveis Coloniais de Acaju (@moveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário