....

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Por um consultório sem clichês.



Depois que o Humberto Werneck lançou o seu “Pai dos Burros”, decidi fazer um manifesto sobre os lugares-comuns e frases feitas da terapia.

Pretendo antecipar algumas dúvidas comuns e resolver desde já algumas neuroses: economizaremos a terapia e o terapeuta.

Não, você não é gordo porque não mamou no peito.
Algumas pessoas comemoram a descoberta de qualquer suposto trauma infantil. Um dos favoritos é o de não ter sido amamentado ao peito. Explica tudo, principalmente leva a culpa de ter sido gerador da insaciedade e da voracidade pela comida.
Uma mãe atenta ou um pai terno podem substituir o peito com qualquer alimentação.
Engordar acontece por uma questão matemática: ingerir mais calorias do que gasta faz com que a gente acumule. Com a industrialização dos alimentos e com a oferta fantástica nas gôndolas dos supermercados, fica muito difícil não ter sobrepeso. E ponto.

Se você é adolescente e seus pais se separaram: sim, isso afeta você.
Não faça como eu e finja que tudo está normal quando os pais se separarem. É difícil de verdade e em um nível que pouco compreendemos. Só se resolve mais tarde.

Você não bebe porque tem tendência ao alcoolismo.
Pare de atribuir aos antepassados a culpa por seus atos. Dizer que bebe porque o pai bebia e o avô bebia é bobagem. Você bebe porque gosta. Vale para todos os vícios. Você joga porque gosta, fuma porque gosta e assim por diante.

Se ele ainda não se separou, esqueça.
Se você é a amante e ele desabafa que o casamento está infeliz, mas ainda não se separou, esqueça. Afinal, ele jamais iria elogiar o casamento. Ele está usando você para se manter casado.

Se agora não é um bom momento, então o bom momento não existe.
Não adianta começar dieta segunda-feira, preparar listas de intenções na virada do ano, escolher cadernos novos em março para melhorar a letra, comprar apenas mais aquilo no cartão, encontrar com ela só mais uma vez, levar a roupa que você nunca usa na mala. Se agora não é o melhor momento é porque não vai acontecer.

Você não deve a vida a seus pais.
Quando você nasceu, seu pai queria ser pai e sua mãe queria ser mãe. Tiveram você. Ou seja, você nasceu para que eles fossem aquilo que queriam ser e ainda por cima, você foi obrigado a viver. Se alguém deve alguma coisa são eles.

Confira a Crônica Falada

Nenhum comentário:

Postar um comentário