....

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O ovo ou a galinha. [Crônica Falada na Rádio Itapema FM - 15.06.2010]

No vestiário da academia todo mundo faz de conta que é íntimo. Não sei se é intimidade ou embaraço. Seja porque porque dividimos a pia, seja porque é preciso cuidado para não escorrer no piso úmido. São flashbacks do banheiro da família. Um chuveiro estragado então, e já somos amigas de infância.

As conversas costumam ser forçosamente partilhadas, como o parabéns a você do restaurante - é um desrespeito não participar.

Subitamente somos dragados à piada do momento. Não dá pra ficar imparcial. Ou fingir que não é com a gente. A nudez cria uma atenção extrema.

Nesse ambiente de pressa e timidez, colocava pomada na tatuagem nova. Louca para fechar a mochila e me ver inteira. A vizinha de armário não deixou, já saiu confessando:

- Não tenho coragem de fazer uma dessas.
- Ah, é? Tem medo da dor?
- Não, é que eu tenho um filho adolescente. Não quero que ele pense que está liberado.
- Tudo que disser será usado contra você no tribunal?
- Hahaha. Certamente. Sabe, eu nem bebo.
- Nunca?
- Não é isso, eu bebo com as amigas, mas nunca na frente dele.

Levar a sério a questão do exemplo na frente de um filho é ferir o DNA. Passamos a ser o modelo de grande mentiroso. Pensa que o filho não descobre? Não vê? Aprende que a verdade é injusta. Importante é aparentar. A naturalidade não serve, é inútil. Não ouse ser espontâneo. Não ouse abrir seus defeitos.

O moralismo asfixia. Nada como a perfeição para criar traumas. O filho vai pedir distância para cometer suas gafes e crises longe do lar.

A criança viverá em cárcere privado nos próprios pensamentos, indecisa entre o fingimento e a felicidade.

A relação desgasta. E mais ainda se ela se impuser um papel, uma imagem a ser perseguida e cumprida. Será desagradável, como participar de evento social permanente, como se nem em casa fosse permitido remover a maquiagem e permitir a pele respirar.

A conduta da mãe não tem tanta importância assim como ela gostaria que tivesse. Pensar assim empresta grandeza, imaginamos que depende de nós para que tudo vá bem com o filho.

Dizemos que o adolescente mente, nós é que começamos mentindo antes.

Mas não era eu quem diria tudo isso para ela. Que ela vista a carapuça sozinha. Faz frio lá fora.

Ouça esta Crônica Falada no rádio,
programa Talk Radio, da Katia Suman
(arraste a rolagem para os 35'50")

Um comentário:

  1. Caraca! É exatamente isso, eu sempre achei q se vc fizer qualquer coisa escondido dos filhos vai estar incentivando eles a também fazerem o que eles acham errado escondido e cria um ambiente onde todo mundo mente pra todo mundo mas no fundo todo mundo sabendo das verdades um dos outros. Acabei de ler e achei super interessante a forma como vc "decifrou" o: Eu nunca fumei na frente do meu filho, eu sempre tive o cuidado para as crianças lá de casa não me verem fazendo isso, da onde ele tirou esse hábito?
    Muito legal, cada vez sou mais teu fã.
    Abraços! ")

    ResponderExcluir