....

domingo, 4 de julho de 2010

SUPERPAIS [Crônica Falada no TalkRadio]

Para Katia Suman,
que tem coragem
de verdade.



Raphael's "The Small Cowper Maddona"

Clarice Lispector uma vez escreveu que o maior desafio de toda mãe é aceitar ficar cada vez menor. Limitar a própria importância e permitir autonomia a um filho é a missão central da criação de alguém.

Cada movimento é uma oportunidade para testemunhar o milagre da competência: temos mais e mais dela a cada dia.

Uma amiga me contou que trocou de empregada. Foi difícil aceitar a saída da doméstica que acompanhava a família há mais de dez anos. Temia ao antecipar a dor que sentiria a filha. Afinal, desde que nasceu, recebia o amparo da senhora. Na limpeza não ia tão bem, mas topava qualquer brincadeira da menina. Eram grandes companheiras.

O resultado foi outro. A criança sentiu a saída, mas em poucos dias estava adaptada, feliz com a funcionária nova e mais: revelou que essa fazia o melhor chá da vida dela. Minha amiga ficou intrigada, que conversa era aquela de chá melhor da vida? O que será que ela infiltrava na xícara?

À tarde foi espiar o evento e descobrir a proeza. Qual não foi a surpresa quando constatou que o chá era o mesmo, a louça ia igual.

Perguntou para a filha qual era a melhoria tão especial. Sem piscar, já tascou a sentença:

- É que ela me entrega muito quente! E eu mesma é que decido quando está bom pra tomar.

Até o chá pode ter aventura. É uma alegria tomar as próprias decisões. Um desejo natural da infância que precisa ser observado e atendido.

Chega a ser cansativo o número de pais queixosos do comportamento dependente de seus jovens, da demora em se independizar. Querem que o filho assuma a própria vida, a economia, as responsabilidades.

Mas como vão proceder ou seguir adiante essas pessoas cujos pais jamais deixaram o posto de grandes decisores? De superprotetores? De sábios poderosos da casa? De geradores de todas as condutas?

É um crime descuidar uma pessoa que tem necessidades especiais. É um crime criar uma pessoa perfeitamente capaz com cuidados desnecessários.

A temperatura é melhor que se decida cada um. A mãe e o pai que aprendam a suportar sua ausência. A ausência é tão importante quanto a presença na hora de crescer.


>>Ouça Esta Crônica Falada
Crônica Falada é um quadro do programa TalkRadio na Rádio Itapema. Apresentação @katiasuman. Crônica de @cinthyaverri exibida em 29.06.2010
(arraste a rolagem para 35'de programa):

Um comentário:

  1. Gostei muito! Tornastes público tudo que sentia quando criança. Parabéns pela clareza e manifesto!

    ResponderExcluir