....

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Post Mortem


Acordei às três horas da manhã com uma dor aguda dentro da minha cabeça. A dor gritava, em espículas. Ter dor de cabeça não é comum para mim.
Nunca tinha sentido uma dor tão forte.
Levantei-me da cama e caí. Com vertigens, sono e dor, fui ao banheiro. Com náuseas e mais dor, vomitei. Mais dor.
Meu primeiro pensamento foi: ‘o que foi que eu fiz?’.
O pensamento seguinte: ‘comi alguma coisa que me fez mal? Nem bebi, nem nada’.
Eu tinha medo de viver sozinha, de não poder alcançar socorro se algo acontecesse. Isso tudo pairava muito no fundo, não que fosse medo admitido em voz alta.
Fui ao chuveiro lavar a cabeça, ver se a água alterava a captação da dor que faziam as terminações livres dos nervos na minha cabeça – isso também pensei na hora.
‘Estou morrendo. É um aneurisma roto e estou morrendo’.
Pensei mais. E em termos técnicos.
Assim que, uma vez fora do chuveiro, de joelhos, com a caixinha de remédios aberta, depois dos comprimidos tomados - dois analgésicos, um antinflamatório e um benzodiazepínico sublingual – finalmente, ocorreu-me: estou com muita dor de cabeça, acontece. Pode ser que eu morra mesmo, acontece. Não é culpa minha.
Aí fui... Rindo de mim, dos meus termos técnicos todos... Feliz por me auto-socorrer da melhor maneira que pude. Fui até a cama e deitei-me. Ainda com muita dor.
Eu comecei a me ninar cantando Chico Buarque:
já passou, já passou...
Sem medo. Eu estava lá. Por fim, adormeci.



(...)The brain has many arterial blood vessels that supply blood pumped by the heart. When the wall of a blood vessel becomes weak and/or thin, it forms a bulge or a bubble. This bulge or bubble is called an aneurysm.
An aneurysm may press on areas of the brain and cause various symptoms (below). Aneurysms may also rupture, causing bleeding in the brain. This bleeding results in subarachnoid hemorrhage (bleeding into the subarachnoid space of the brain) - severe "thunderclap" headache if the aneurysm ruptures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário